INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES:

A partir de 08 de setembro no Departamento de Filosofia – DFI (Campus Central) com Ângelo ou Gutemberg, nos turnos matutino e noturno, no valor de R$10,00 + 1kg de alimento não perecível para doação.

A inscrição também pode ser feita no ato do Credenciamento.

INSCRIÇÕES PARA RESUMO NOS GTs:

De 08 a 19 de setembro. Envie um e-mail para dfi@uern.br com o Resumo e os seguintes dados: nome completo, curso, e-mail e telefone para contato. O Resumo deve estar de acordo com as normas da ABNT.

Resultado da aprovação dos trabalhos: 22 de setembro.

CERTIFICAÇÃO PARA OUVINTES: 40 horas aulas (mínimo de 75% de frequência).

OUTROS CERTIFICADOS: Minicurso e Apresentação de Trabalho em GT

Outras Informações: (84) 3315-2194 - Departamento de Filosofia - DFI

Clique Aqui!


24 SETEMBRO (quarta-feira)











Manhã  -  07:30 às 10:50


Minicurso 1: Pierre Levy e a cibercultura
Prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho- DFI

O minicurso tratará d conceito de cibercultura a partir da perspectiva de Pierre Lévy. Assim, pretende-se evidenciar o surgimento do ciberespaço e as mudanças nos campos econômico, epistemológico, político e sociocultural com a difusão e o uso das tecnologias de informação e comunicação nas práticas cotidianas.

Minicurso 2: Ética como afirmação da vida no Pensamento de Friedrich Nietzsche
Prof. Dr. Marcos de Camargo von Zuben- DFI

O minicurso tem como objetivo discutir sobre as possibilidades de uma ética no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. É sabido que o filósofo foi um dos maiores críticos da tradição do pensamento ocidental, notadamente em relação à possibilidade de se fundamentar as ações humanas em valores universais. Nietzsche propõe uma atitude de afirmação da vida como aquela que corresponderia de modo mais adequado ao que é o homem e ao que entende ser a própria vida.



25 SETEMBRO (quinta-feira)












Manhã  -  07:30h às 10:50h

Minicurso 3: Wittgenstein e a ideia de jogos de Linguagem
Prof. Dr. Josailton Fernandes de Mendonça- DFI

O problema é o seguinte: qual é a relação entre o nome e o denominado? De acordo com Wittgnestein é a ideia de jogos de linguagem que constitui a relação. No seu pensamento jogos de linguagem devem ser apreendidos e ensinados mediante suas regras. Contudo, jogos de linguagem têm a primazia em relação as regras, isto é, a observância de regras deve ser entendida com referência aos jogos de linguagem. É importante considerar que essa primazia reflete-se na aprendizagem da linguagem bem como na noção de significado linguístico. Assim o minicurso examinará a noção de jogos de linguagem e as duas categorias fundamenais que se explicam por ela, a  saber, seguir regras e significado.


Minicurso 4:  Descartes e o Racionalismo

Profa. Ms. Olga de Oliveira Freire-DFI


3 comentários:

  1. Gostaria que houvesse um minicurso acerca da prática do ensino de filosofia ou até mesmo da educação de modo geral. Um minicurso que visasse contribuir na ação real do professor responsável pelo ensino. Exemplo: Antonio Gramsci, Lev Vygotsky, Karl Marx (sobre a educação), etc.

    ResponderExcluir