24 SETEMBRO (quarta-feira)
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Manhã -
07:30 às 10:50
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Minicurso 1:
Pierre Levy e a cibercultura
Prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho- DFI
O minicurso tratará d
conceito de cibercultura a partir da perspectiva de Pierre Lévy. Assim,
pretende-se evidenciar o surgimento do ciberespaço e as mudanças nos campos
econômico, epistemológico, político e sociocultural com a difusão e o uso das
tecnologias de informação e comunicação nas práticas cotidianas.
Minicurso 2: Ética como afirmação da vida no
Pensamento de Friedrich Nietzsche
Prof. Dr. Marcos de Camargo von Zuben- DFI
O
minicurso tem como objetivo discutir sobre as possibilidades de uma ética no
pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. É sabido que o filósofo
foi um dos maiores críticos da tradição do pensamento ocidental, notadamente
em relação à possibilidade de se fundamentar as ações humanas em valores
universais. Nietzsche propõe uma atitude de afirmação da vida como aquela que
corresponderia de modo mais adequado ao que é o homem e ao que entende ser a
própria vida.
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25 SETEMBRO (quinta-feira)
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Manhã -
07:30h às 10:50h
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Minicurso 3:
Wittgenstein e a ideia de jogos de Linguagem
Prof. Dr. Josailton Fernandes de Mendonça- DFI
O problema é o seguinte: qual é
a relação entre o nome e o denominado? De acordo com Wittgnestein é a ideia
de jogos de linguagem que constitui a relação. No seu pensamento jogos de
linguagem devem ser apreendidos e ensinados mediante suas regras. Contudo,
jogos de linguagem têm a primazia em relação as regras, isto é, a observância
de regras deve ser entendida com referência aos jogos de linguagem. É
importante considerar que essa primazia reflete-se na aprendizagem da
linguagem bem como na noção de significado linguístico. Assim o minicurso
examinará a noção de jogos de linguagem e as duas categorias fundamenais que
se explicam por ela, a saber, seguir
regras e significado.
Minicurso 4: Descartes
e o Racionalismo
Profa. Ms. Olga de Oliveira Freire-DFI
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Gostaria que houvesse um minicurso acerca da prática do ensino de filosofia ou até mesmo da educação de modo geral. Um minicurso que visasse contribuir na ação real do professor responsável pelo ensino. Exemplo: Antonio Gramsci, Lev Vygotsky, Karl Marx (sobre a educação), etc.
ResponderExcluirDurkheim também, Karla Regina.
ResponderExcluirDiderot também.
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